Bom de Bola, melhor na escola! Pe. Viegas, Mariana - MG

(31) 98671-6021 (31) 98435-1025 (31) 986716021

O projeto foi implantado em 2005, no Distrito de Padre Viegas – Mariana –MG,. O projeto surgiu com a participação de um aposentado pelo INSS, Sr. Antônio e o seu Filho, Neimar Gonçalves, por meio de atividade voluntária na comunidade, utilizando a sua mão de obra para coordenar um projeto social que inicialmente teria somente atividades esportivas para as crianças daquela comunidade. Surgiu assim o projeto BomBom: Bom de Bola, Melhor na Escola!

A comunidade em questão é carente e fica na zona rural de Mariana-MG.

Sendo assim, é evidente que a o investimento social contribui para a transformação de problemas que a vida oferece, em oportunidades de mudança da realidade das nossas crianças e adolescentes e da sociedade em geral. E, as formações de alianças inter-setoriais vão muito além do assistencialismo, elas identificam ações geradoras de resultados que podem convergir em soluções eficazes e duradouras, fundamentadas na filantropia de alto rendimento.

  • Objetivos

MISSÃO DO PROJETO BOMBOM

           

“Promover o desenvolvimento social, por meio da mobilização comunitária e da parceria com iniciativas público-privadas, que contribuam para a promoção e melhoria da qualidade de vida, dos moradores do Distrito de Padre Viegas – Mariana – MG.”

 

  • Fatores chaves de sucesso

Diminuição da evasão escolar; aumento do auto-conhecimento; alto nível de adesão de voluntários; geração de renda com oficina de artesanato; mercado em potencial para contratação de apresentações de músicos (coral do projeto) e também de teatro do projeto; aumento pelo interesse pela leitura, o que pode formar um público consumidor de cultura; capacitação para uso de novas tecnologias (oficina de inclusão digital) e conseqüente aumento de público consumidor de novas tecnologias; geração de renda e consequentemente retorno de publicidade para o patrocinador com a venda de camisas, mouse pad, bolsas recicladas, e outros souvenires expondo a marca dos parceiros; característica de replicabilidade do processo, em ambientes com as mesmas características. Além de divulgar a marca / logotipo do patrocinador em uniformes e acessórios utilizados pelas crianças e pelos envolvidos durante a execução do projeto, também através da promoção de feiras e exposições; através de folder, mídia local, jornais e imprensa em geral, e no site WWW.PROJETOBOMBOM.COM.BR.

Conseguimos cadastrar o projeto BomBom no FIA – Fundo da Infância e da Adolescência. Desta forma, será intensificado o trabalho de conscientização para captação de IR de pessoas físicas e jurídicas, uma vez que o repasse de valores pode ser deduzido na declaração de IR.

 

  • atividades

* A oficina de artesanato: para a reciclagem, geração de renda e conscientização ambiental;

* Cursos de informática: montamos um espaço com curso é gratuito para a comunidade;

* Oficina de música e esporte: para crianças em parceria com a escola e time de futebol local;

* Biblioteca: montamos uma biblioteca comunitária com empréstimo gratuito de livros;

 

 

CONQUISTAS DO PROJETO

  • Aprovação do projeto BomBom, em 2006, na Lei de Incentivo a Cultura, pela Prefeitura de Mariana;
  • Em 2006, conquista do patrocínio da Novelis - Ouro Preto-MG;
  • Em 2007, vencedor do Prêmio Eu Acredito, Cidadãos do Mundo, do jornal Hoje em Dia de Belo Horizonte;
  • Em setembro de 2008, finalista do Prêmio 3M de Inovação Social, em Campinas – SP
  • Em 2008, apoio da Unimed Inconfidentes, por meio de política de patrocínio social;
  • Em Outubro de 2008, finalista do XXIII Prêmio Jovem Cientista do CNPQ com o Tema: Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais.
  • Vencedor do Concurso Pontos de Leitura 2008 do Ministério da Cultura, com uma biblioteca completa, com mais de 850 livros com estantes, tapetes, computador;
  • Moção de Aplauso recebida da Câmara Municipal de Mariana - 2009
  • Em fevereiro de 2009 a Monografia que trata do projeto BomBom venceu o Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social, com premiação em Brasília recebida do Presidente Lula.
  • Agraciados com a Medalha do Dia de Minas pelo Aécio Neves - 2009.
  • Captação de recursos no FIA–Fundo da Infância e Adolescência – 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014
  • Patrocinio social da ArcelorMittal Foundation, de Madrid, 2010.
  • Fornecimento de brindes feitos de material reciclado para Unimed Inconfidentes, a partir de 2010;
  • Patrocínio social da empresa Samarco Mineração S/A 2009, 2010 e 2011.

Finalista do prêmio ODM Objetivos do Milêmio, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 2014.